Instituto Pensar - Deputados dos EUA suspenderam atividades por risco de nova invasão ao Capitólio

Deputados dos EUA suspenderam atividades por risco de nova invasão ao Capitólio

por: Iara Vidal 


Foto: J. Scott Applewhite / AP

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos decidiu suspender a sessão marcada para esta quinta-feira (4), após parlamentares serem alertados pela Polícia do Capitólio sobre um novo plano de invasão do edifício do Congresso Nacional estadunidense, em Washington D.C. O Senado optou por manter a agenda. 

Leia também: Aliados de Trump planejam nova invasão ao Capitólio antes da posse de Biden, diz deputado

Para aumentar a segurança, os policiais têm coordenado o trabalho com órgãos locais, estaduais e federais. Os arredores do Capitólio estão sob vigilância de cerca de 5 mil integrantes da Guarda Nacional. 

"O Departamento de Polícia do Capitólio dos Estados Unidos está ciente e preparado para qualquer ameaça potencial aos membros do Congresso ou ao Capitólio?.
Polícia do Capitólio, em comunicado 

Capitólio já foi invadido este ano

No dia 6 de janeiro, uma multidão de apoiadores de Donald Trump invadiu o prédio onde funciona o Congresso dos EUA. A invasão ocorreu depois de o então presidente insuflar ativistas a se dirigirem até a sede do Legislativo. 

Leia também: Líderes do PSB e de outros partidos alertam para exemplo de Trump a Bolsonaro

O plano de mais uma invasão ao Capitólio é atribuído aos seguidores do grupo de extrema-direita QAnon. O grupo confia que, nesta quinta-feira (4 de março), o ex-presidente republicano, Donald Trump, retornará ao poder.

Os integrantes do QAnon teriam escolhido o dia 4 de março por ter sido a data original fixada para a posse presidencial na Constituição estadunidense. Com a ratificação da 20ª Emenda, em 1933, os novos presidentes passaram a ser empossados no dia 20 de janeiro. 

QAnon: milícia acredita em teorias da conspiração

Os integrantes do QAnon acreditam em uma teoria ampla e completamente infundada de que existe em curso uma guerra secreta contra o deep state. 

Para os seguidores do QAnon, esse deep state (estado secreto) é composto por "pedófilos adoradores de Satanás? do alto escalão do governo dos EUA, do mundo empresarial e da imprensa.

QAnon crê que o presidente Joe Biden roubou as eleições de Donald Trump. O ex-presidente republicano espalhou a ideia de que ocorreram fraudes eleitorais.

Polícia sob investigação

A Polícia do Capitólio está sendo investigada pela fraca resposta ao ataque de 6 de janeiro. Naquela data, centenas de trumpistas conseguiram passar pelas cercas de segurança sem dificuldade e entrar no prédio. 

Leia também: Casa Branca tem onda de demissões em reação à invasão do Capitólio

Durante a invasão ao Capitólio, cinco pessoas, incluindo um agente, morreram durante a invasão. Nas últimas semanas, a ação policial tem sido o foco de várias investigações do Congresso.

Com informações do El País e da EFE



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: